Porto acolhe Congresso Internacional sobre Patologia e Reabilitação de Estruturas

A Casa das Artes, no Porto, acolhe nos próximos dias 26 a 29 de Outubro de 2016 o XII Congresso Internacional sobre Patologia e Reabilitação de Estruturas (CINPAR 2016). Trata-se de uma das importantes conferências no domínio da engenharia de estruturas.

Especialistas internacionais no âmbito do reforço e da reabilitação de estruturas vão passar pelo Porto, de 26 a 29 de Outubro, neste evento que é organizado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) em parceria com a Unidade de Investigação CONSTRUCT – Instituto de I&D de Estruturas e Construção, com o Laboratório de Engenharia Sísmica e Estrutural (LESE), com o Instituto da Construção (IC) e com a Universidade Estadual Vale do Acaraú, no Brasil.

O XII Congresso Internacional sobre Patologia e Reabilitação de Estruturas vai abordar assuntos como a patologia estrutural, os materiais estruturais, procedimentos, projecto de estruturas e herança e património histórico.

Estamos a falar de uma área que tem tido "um impulso significativo", nomeadamente fruto da "crescente sensibilização dos diversos intervenientes no sector da construção" e do "surgimento de novos materiais e de técnicas construtivas", afiança-se no site do CINPAR 2016.

Troca de experiências e de conhecimentos

Este Congresso mundial é uma oportunidade excelente para ficar a par das mais recentes técnicas e tecnologias no âmbito da reabilitação e reforço de estruturas.

A organização destaca que o evento tem por objectivo "divulgar e discutir os métodos de inspecção de estruturas e caracterização dos materiais", "apresentar e discutir as patologias mais frequentes nas construções" e "conhecer e analisar as principais causas das patologias, considerando que este aspecto é fundamental para que a reabilitação tenha êxito".

Durante o CINPAR 2016 vão também ser divulgados "os materiais mais utilizados nos trabalhos de reabilitação e reforço de estruturas existentes" e serão apresentadas e discutidas "soluções de reabilitação e reforço de estruturas", apontam os responsáveis do evento.

Será ainda uma óptima oportunidade para "promover a troca de experiências" entre os profissionais que intervêm nesta área, com ampla competência e conhecimento, segundo frisam os promotores do encontro.

De destacar finalmente, que as três melhores intervenções no Congresso vão ser distinguidas com os prémios "Melhor artigo de Jovem Investigador", "Melhor artigo de carácter científico" e "Melhor artigo de carácter técnico".